Evasão de Alunos: Como Controlar e Evitar?
Livre-se da indesejável evasão de alunos na sua instituição de ensino através destes 4 tópicos importantes.
Antes de mais, eu quero te dizer que é preciso entender que Instituições de Ensino não crescem apenas com Matrículas, mas também com retenção de alunos. Suas matrículas são importantíssimas para dar oxigenação a instituição de ensino e atender o fluxo necessário. Porém, o que vai garantir o crescimento da sua escola é a forma que você trabalha a retenção dessas matrículas. Por isso, o setor comercial precisa estar alinhado com o pedagógico para através de um plano de contingência evitar perdas e também formar um Plano de Ação para trazer ex-alunos de volta.
Inclusive no Matriculaflix você tem acesso a várias formas e ferramentas para montar o seu plano de ação com acompanhamento da Renata Duda. Clique aqui e experimente por 7 dias grátis.
A retenção de alunos ainda não recebe a mesma atenção da captação. Isto é um grande erro cometido pela maioria dos gestores e diretores das instituições de ensino. Afinal, não adianta trazer novos alunos e eles não permaneçam. Por isso é preciso que o comercial trabalhe em sintonia com o pedagógico.
A estagnação da sua escola se dá ao fato de haver um desalinhamento entre estes dois setores. É preciso manter o comercial ativo para dar fluxo de alunos. Porém, apenas isso não é suficiente. Para ter sua escola escalando cada vez mais alunos, é preciso também que a retenção seja feita pela equipe pedagógica de sua escola. É preciso identificar alunos insatisfeito para prevenir a sua evasão.
O processo de retenção pode ser organizado de acordo com as dimensões que impactam diretamente na permanência de um aluno no curso. Estas dimensões podem ser acadêmicas, financeira, comportamental e geográfica.
Dimensão Acadêmica: Tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento acadêmico do aluno, avaliando notas e frequências nas disciplinas em que ele está matriculado. Notas baixas é um dos principais motivos que levam o aluno a deixar a sua escola. Por isso, é importante que os professores conheçam e se relacionem socialmente com os seus alunos.
Dimensão Financeira: O objetivo aqui é acompanhar a situação financeira de um aluno buscando identificar alunos adimplentes, inadimplentes, bolsistas, e participantes de financiamento. Você precisa saber quantos alunos pagantes tem na sua escola para não se iludir com quantidade de alunos que não pagam o valor integral. É importante ter consciência de quanto sua escola fatura de fato, para entender sua entrada fixa e entrada variável.
Dimensão Comportamental: O propósito desta dimensão é acompanhar as manifestações e atitudes do aluno, analisando o seu comportamento na sala de aula como também fora dela, como redes sociais e ouvidoria da escola. A maioria das instituições de ensino se deparam com problemas com alunos no que se refere a comportamento. Por este motivo você precisa estar atento ao que seu aluno pensa, sente e fala.
Dimensão Geográfica: Através desta dimensão, você consegue identificar o tempo médio em que o aluno gasta ao se deslocar até a sua instituição de ensino. Assim como os tópicos anteriores, a dimensão geográfica interfere diretamente no desejo do aluno em continuar a estudar na sua escola. Muitos alunos deixam instituições de ensino pelo fato da locomoção para estudar, emanando investimento financeiro. Vale avaliar uma possibilidade de parceria com Vans escolares que viabilize a locomoção deste aluno, uma vez que isto te traga retorno financeiro.
Você pode ter acesso a vários conteúdos voltados para Parcerias que geram matrículas através do Matriculaflix. Clique Aqui e teste por 7 dias grátis.
Existem vantagens claras neste processo de retenção de alunos e alguns deles são:
- Melhor desenvolvimento dos alunos
- Melhora do ambiente na sala de aula através da aproximação da relação professor e aluno
- Maior integração das famílias
- Aumento da credibilidade da instituição